O Governo de São Paulo apresentou as 10 primeiras cidades parceiras da São Paulo State Film Commission, durante missão no Festival de Cinema de Cannes, na França. O lançamento destaca os municípios como possíveis locações para filmagens audiovisuais de séries, filmes e produções variadas. Guarulhos e a Região Metropolitana não aparecem na lista, que inclui grandes cidades do interior, do litoral e outras com vocação turística. Veja:
- Amparo
- Bananal
- Bauru
- Botucatu
- Iguape
- Itu
- Piracicaba
- Ribeirão Preto
- Santos
- São João da Boa Vista
A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista e visa não só identificar as cidades foco, mas também mapear as locações e a infraestrutura disponível em cada uma delas. No catálogo é possível visualizar fotos, além de filtrar por diversas características das cidades, como paisagens, elementos naturais e arquitetônicos, identidades culturais, características geográficas e variedade de esportes radicais.
“Com a São Paulo State Film Commission, queremos mostrar ao mundo as riquezas e a diversidade do nosso estado. São Paulo é um polo criativo e estratégico para a indústria audiovisual, e nossa missão é fortalecer ainda mais nossa presença no cenário global, atraindo produções de todos os tamanhos e origens, ao mesmo tempo em que impulsionamos a economia e a cultura local”.
Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas
O estado de São Paulo conta com uma imensa variedade de cenários, desde o litoral atlântico, com suas extensas praias, até trechos da Mata Atlântica. A grande pluralidade cultural do estado também é evidenciada pela arquitetura, que preserva a história de várias épocas.
Com mais de 60% da produção audiovisual nacional concentrada em São Paulo, o estado se consolidou como um polo robusto da indústria, contando com profissionais altamente qualificados e infraestrutura de excelência. Entre os recursos disponíveis estão empresas de locação de equipamentos, estúdios de gravação e finalização, laboratórios de som e imagem de ponta, e técnicos especializados em diversas áreas.
Além disso, o estado se destaca pela sua infraestrutura, que inclui uma vasta rede de hotéis, uma gastronomia diversificada e logística facilitada por aeroportos e rodovias bem conectados.
O desenvolvimento da Film Commission estadual também envolve o apoio na criação de comissões municipais, que serão essenciais para fomentar a produção audiovisual em todo o estado. Além de apoiar o mapeamento de locações e infraestrutura, o plano inclui a implementação de protocolos de filmagens e a capacitação de gestores locais, garantindo um ambiente ainda mais favorável para as produções. Nos próximos dias, o site será atualizado com novas cidades, ampliando as possibilidades para a indústria audiovisual.
*Com informações da Agência SP
LEIA TAMBÉM -> Começa a temporada de avistamento de baleias no Litoral Norte de São Paulo