Abarrotado, pátio do Detran no Tremembé tem 5 mil veículos à espera de leilões

Mais de 70% dos 145 mil veículos parados nos 245 pátios de São Paulo estão abandonados há mais de 180 dias. Leilões estão suspensos desde o ano passado.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Bueno Drone/YouTube

Publicado em 31/05/2024 às 19:36 / Leia em 4 minutos

A imagem chama a atenção. São 5 mil veículos abarrotados no pátio do Detran no Tremembé, na zona norte de São Paulo. Tem carros de todos os tipos: desde os mais luxuosos até os populares; modelos novos e antigos. Alguns usados por prestadores de serviço, como um de entregas de botijão de gás e outro que transportava bebidas. Esses milhares de veículos têm em comum o fato de terem sido apreendidos por irregularidades, como multas, infrações de trânsito, falta de pagamento de financiamento bancário, entre outros.

O flagra foi registrado no início desta semana pelo canal do YouTube Bueno Drone, parceiro do Guarulhos Todo Dia. O pátio do Tremembé fica ao lado da rodovia Fernão Dias, perto das obras do Rodoanel Norte. Confira no vídeo abaixo:

Não existe uma data exata para esse e outros pátios de todo o estado de São Paulo ficarem menos cheios, pois os leilões estão suspensos pelo governo estadual desde o ano passado por suspeitas de irregularidades. Atualmente, a única forma de retirar o carro de um pátio como esse do Tremembé é com o proprietário resolvendo as pendências e indo lá buscar o veículo.

No entanto, muitos motoristas não tem dinheiro para reverter uma apreensão.

Por isso, quando um carro ou moto fica mais de seis meses (180 dias) dentro de um pátio, o Detran tem o direito de mandá-lo para leilão. Os leilões são feitos por empresas contratadas pelo departamento de trânsito.

Segundo estimativas, mais de 70% dos 145 mil veículos parados nos 245 pátios de São Paulo estão abandonados há mais de 180 dias.

Leilões suspensos pelo Detran

Em julho de 2023, o Governo de São Paulo suspendeu esse tipo de venda por lances para poder elaborar novas regras e fiscalizar de forma mais rígida os leilões. Um plano de ação foi formulado em novembro. Em julho de 2024, com as novas regras em vigor, leilões voltarão a acontecer em oito cidades: Botucatu, Bragança Paulista, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Itapecerica da Serra, Itatiba e Juquitiba. A expectativa é que mais de 3,2 mil veículos sejam comercializados nesses eventos.

Ainda não previsão de quando os leilões vão voltar a acontecer na capital paulista. “Em maio, nós assinamos 11 contratos com os leiloeiros. Então, nesse plano de ação, o Detran reformulou toda a documentação, os pré-requisitos em que os leiloeiros deverão apresentar documentações e, com isso, foram disparados esses novos leilões”, informou Amanda Couto, superintendente do Detran-SP, à Globo.

Efeito colateral dos pátios lotados

Sem os leilões, existe todo um mercado prejudicado. Anderson Aparecido, administrador do pátio no Tremembé, relatou que antes o local funcionava com 42 guinchos. Hoje, porém, trabalham com 15, o que representa quase 30 pessoas já demitidas. Além disso, os cortes atingem funcionários de setores como expedição e limpeza.

“Não temos espaço. Estamos com problema financeiro porque a empresa é obrigada a cortar custo disso. Está demitindo funcionário e está cortando guincheiros, que são todos terceirizados. A empresa já não tem recurso para pagar tudo isso”, informou o gerente, em entrevista ao telejornal SP2, da Globo.

Além do prejuízo, a superlotação dos pátios também pode representar um problema de saúde pública, pois os veículos viram focos de dengue por causa da água parada. “A gente tenta cobrir com a capa para evitar isso, mas o foco de dengue continua. Isso também termina em prejuízo. A gente paga empresa terceirizada para fazer dedetização, mas não vence. O risco aqui é grande”, falou Anderson.


Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

SERÁ?

Obras na Monteiro Lobato e na Natália Zarif terminam em setembro, diz prefeitura

SAÚDE

Dia D da vacinação em Guarulhos: Todas as UBSs abertas em campanha contra a gripe

Direto do Vaticano

Padre de Guarulhos, direto do Vaticano, comenta escolha do papa Leão XIV

PROJETO DE LEI

Câmara aprova reajuste de 2% para servidores de Guarulhos: veja como votaram os vereadores

SUPERMERCADO

Dia das Mães: Vinhos e carnes estão em promoção nas lojas do Assaí de Guarulhos; veja preços

LEÃO 14

Fumaça branca no Vaticano: Foi escolhido o novo papa

REPORTAGEM

Guarulhos aparece em 457º lugar em ranking nacional de desenvolvimento socioeconômico

AMIGOS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

AAPAH reinaugura Ponto de Cultura com caminhada turística no centro de Guarulhos

REAJUSTE SALARIAL

Guerra dos 2%: Lucas Sanches e servidores municipais em rota de colisão na Câmara

DATA ESPECIAL

Dia das Mães: 5 restaurantes de Guarulhos para o almoço de domingo

GUARULHOS

Servidores municipais rejeitam proposta de 2% de reajuste salarial e aprovam greve

TRABALHO

Latam abre 73 vagas de emprego em Centro de Manutenção no Aeroporto de Guarulhos