Fios soltos, caídos e emaranhados nos postes de energia: um problema em Guarulhos

Situação envolve diferentes empresas: desde a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica até companhias de telecomunicação que vendem serviços de internet e TV.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Guarulhos Todo Dia

Publicado em 24/07/2024 às 15:13 / Leia em 5 minutos

Não é preciso procurar muito para encontrar postes de energia elétrica lotados de fiação emaranhada. Em alguns casos, a situação é até mais grave, com fiação solta e caída no chão ou na altura da passagem dos pedestres. Foi o caso de um registro feito pelo Guarulhos Todo Dia na Rua Dr. José Maurício de Oliveira, no bairro do Gopoúva, no início deste mês. Havia muito tempo que um fio estava na altura do ombro de quem circulava pela calçada. Ao ser comunicada pela nossa reportagem, a concessionária EDP, responsável pelos postes aqui da cidade, foi até o local e “eliminou o risco” no mesmo dia.

No entanto, esse é o exemplo de apenas um caso de Guarulhos. E o problema de fios emaranhados envolve diferentes empresas. Desde a concessionária EDP, que faz a distribuição de energia elétrica no município, até as empresas de telecomunicação, que vendem serviços de internet e TV por assinatura, por exemplo.

De acordo com a EDP, “as intervenções nos cabos de serviços de telecomunicações/internet devem ser sempre realizadas pelas empresas proprietárias dos referidos cabos, tendo em vista o risco de interrupção na prestação dos serviços de telecomunicações/internet, que são essenciais para a sociedade em geral e, em especial, para hospitais, escolas, segurança pública, órgãos públicos, entre outros”.

Nova regulamentação

Também não dá para dizer que esse é um problema exclusivo de Guarulhos. Pelo contrário. A bagunça de fiação nos postes acontece em praticamente todas as grandes cidades brasileiras. Em um mesmo poste, há fiação de diferentes companhias, por isso tamanha desorganização.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estava há anos debatendo uma nova regulamentação para o compartilhamento de postes no Brasil, mas nesta semana decidiu extinguir todo o processo anterior para começar um novo. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não gostou da decisão.

“A extinção representa um retrocesso na discussão do tema e trará impactos significativos na expansão da conectividade dos brasileiros. Os postes são infraestrutura essencial na instalação de cabos utilizados em diversos serviços de telecomunicações, especialmente o acesso à internet. A decisão de arquivamento perpetua o estado crítico de desordem organizacional do uso de infraestrutura dos postes nos pais com terríveis consequências sociais e retarda o desfecho de um problema que precisa ser resolvido o mais rapidamente possível.”

Anatel, em nota sobre a decisão de começar um novo processo sobre compartilhamento de poste

Em meio ao cabo de guerra dos setores que movimentam bilhões na economia brasileira, ficam o consumidor e as cidades, com postes cheios de fios emaranhados, o que desvaloriza os bairros e pode causar riscos à população.

Fios emaranhados em poste de energia elétrica
(Foto: Samy Sousa/MCom)

Situação em Guarulhos

Aqui em Guarulhos, a lei nº 7.960, de 2021, estabelece algumas regras para a empresa concessionária de energia elétrica em relação à “realização dos serviços de alinhamento e retirada dos fios inutilizados nos postes, bem como a notificação das demais empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos”.

Em nota ao Guarulhos Todo Dia, a EDP explica que a “distribuidora atua na retirada de cabos que oferecem risco à segurança da população, sempre que identificado pelas equipes”.

A concessionária afirma que “notifica sistematicamente as empresas de telecomunicações/internet, com objetivo de melhorar/regularizar as condições da rede de telefonia compartilhada nos postes, bem como para a retirada de cabos rompidos, minimizando o impacto das fiações e restabelecendo a ordenação da rede de telecomunicações/internet”. E complementa:

Para garantir a qualidade e continuidade do fornecimento de energia elétrica aos consumidores de energia, a distribuidora realiza a manutenção de seus postes e equipamentos observando todos os procedimentos de segurança, e quando as obras envolvem retirada ou remanejamento de postes, a companhia notifica as empresas de telecomunicações/internet que compartilham a rede, de forma antecipada, sobre o cronograma e condições técnicas, para que haja a adequação da fiação de telecomunicações/internet.

O que fazer quando encontrar fios caídos em postes?

A EDP reforça o alerta à população quanto à segurança, para que jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento:

  • Site: www.edp.com.br
  • Aplicativo EDP Online
  • WhatsApp (11) 93465-2888
  • Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123

A Prefeitura de Guarulhos também disponibiliza o Fácil Digital para que a população informe sobre fiação em vias urbanas que se encontra solta, rompida, emaranhada, afrouxada, enrolada, pendurada ou em contato com o solo. Também dá para apresentar a queixa presencialmente, em data e horário agendados por meio do site https://facilagendamento.guarulhos.sp.gov.br/, ou através do telefone (11) 2475-8650, em qualquer unidade da Rede Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão, por meio de instauração de Processo Administrativo.

Segundo a Prefeitura de Guarulhos, o prazo para o problema ser resolvido pela EDP é de até 30 dias, dependendo da gravidade da situação.


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