Em setembro, a Polícia Civil e a EDP, concessionária de energia elétrica de Guarulhos, flagraram cinco casos de furtos de energia na cidade –os famosos “gatos”. Os prejuízos causados pelo uso ilegal superaram os R$ 40 mil. O flagra mais recente aconteceu na quinta (26), em uma fábrica do ramo de plásticos no bairro de Bonsucesso. No local, os técnicos da empresa identificaram o desvio na energia.
Autuado em flagrante e levado à delegacia para prestar esclarecimentos, o proprietário do estabelecimento deve responder pelo crime de furto de energia, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”.
Além do processo criminal, o dono da fábrica irá arcar, conforme a regra da Resolução Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo. A estimativa é de que o prejuízo causado pela fraude seja de cerca de R$ 10 mil.
A operação foi conduzida pela equipe da Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Crimes Patrimoniais Contra Órgãos e Serviços Públicos. O local foi periciado posteriormente pela Polícia Científica.
Este é o quinto flagrante de fraude da polícia com apoio da EDP registrado em Guarulhos somente no mês de setembro. No dia 5, uma fábrica de móveis foi alvo de uma operação policial. Já no dia 10 de setembro, as investigações envolveram uma padaria. Em 24 de setembro, duas adegas tiveram irregularidades descobertas.
Segundo a EDP, as operações contra os “gatos” aumentaram nos últimos anos. Com isso, houve redução de reincidências na prática de fraudes de energia, sobretudo entre os clientes de grandes cargas (comércios e indústrias).
Furto do vizinho pode afetar o seu bolso
De acordo com as normas da Aneel, a composição do valor da tarifa de energia também leva em conta as perdas elétricas. Desta forma, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.
A EDP orienta que a população contribua, denunciando as ligações irregulares pelos seguintes canais de atendimento gratuitos aos consumidores:
- Site -> https://www.edp.com.br/atendimento/denuncias-de-fraude/
- Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones)
- WhatsApp (11) 93465-2888
- Central de Atendimento: 0800 721 0123