Centro de Guarulhos tem projetos de revitalização engavetados

Reportagem do Guarulhos Todo Dia mostra discussões sobre o futuro do centro da cidade, com soluções para o calçadão e espera pela chegada do Metrô.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Fotos: Bueno Drone/Guarulhos Todo Dia e Projeto Lucas Daniel Ventura/Publicado no YouTube em 2019

Publicado em 28/09/2024 às 17:41 / Leia em 5 minutos

O centro de Guarulhos não vive a sua melhor fase. O lugar guarda parte da história do município, com a Igreja Matriz (Catedral Nossa Senhora da Conceição), o Casarão da 7 de Setembro, a Praça Getúlio Vargas, o abandonado Palácio Hotel e o calçadão da rua Dom Pedro II. O primeiro shopping da história da cidade funciona ali, o Poli. O comércio resiste no centro de Guarulhos, mas já não é mais o mesmo. Dezenas de prédios, salas, lojas e pontos comerciais estão com placas de “aluga-se”.

Em um passado mais distante, a região já teve cinemas, teatro, clubes de dança e muita badalação. Desde 2008, por uma decisão da gestão do então prefeito Elói Pietá, não passam mais carros na rua Dom Pedro II. O lugar virou um grande calçadão, justamente para incentivar o consumo e a circulação de pessoas interessadas em comprar.

A iniciativa funcionou muito bem durante um bom tempo. O comércio ficou mais aquecido, a circulação de pessoas aumentou e os imóveis da região se valorizaram. No entanto, com o desenvolvimento dos outros bairros, criando os seus próprios centros comerciais, e com a popularização das compras online depois da pandemia, o centrão de Guarulhos tem perdido sua força.

No vídeo abaixo, publicado no canal do YouTube do Guarulhos Todo Dia, você dá um passeio aéreo para ver como está o centro de Guarulhos atualmente:

Então, o que fazer?

Em 2019, a Prefeitura de Guarulhos chegou a realizar o concurso “Boulevard Calçadão em Guarulhos”, voltado a estudantes e recém-formados em arquitetura e urbanismo. O objetivo era preservar a memória do Centro Histórico e propor uma revitalização que marcasse a importância da região para cidade.

Foram criados projetos muito interessantes, mantendo a rua Dom Pedro II como calçadão, mas implementando um Marco Zero com a palavra Guarulhos, através da marca desenvolvida pelo GRU Convention. No local, os pedestres poderiam interagir com as letras e com o monumento. A Dom Pedro II revitalizada teria um calçadão central arborizado, com desenho urbano, paisagismo, áreas cobertas, luminárias, food trucks e outros serviços públicos. Seria um lugar mais “vivo”, que poderia inclusive receber eventos com regularidade.

Como podemos perceber em 2024, infelizmente as boas ideias desenvolvidas para o concurso não saíram do papel. Um dos projetos apresentados foi esse, que está publicado no YouTube:

Em entrevista concedida ao Guarulhos Todo Dia em junho deste ano, o economista Carlos César D’Arienzo, professor do curso de Ciências Contábeis da UNG, citou medidas que a prefeitura poderia tomar para melhorar o centro da cidade. Além de melhoria na iluminução e na segurança para incentivar a circulação de pessoas até mais tarde, o especialista fala de incentivos tributários para atrair empresas para a região.

“A prefeitura pode rever a política de impostos, de tributação. O IPTU, por exemplo, concedendo via Câmara Municipal algum incentivo fiscal a mais para que lojas do comércio varejista, de grande, médio e pequeno porte, se estabeleçam ou voltem a se estabelecer na região central de Guarulhos. Isso é importante para dinamizar o modo de cidade que Guarulhos está: cidade baseada no Comércio, no Serviço e na Tecnologia. No atendimento das necessidades pessoais nesses âmbitos”.

Carlos César D’Arienzo, economista e professor da UNG

Projeto do Metrô para o centro de Guarulhos

O governo de São Paulo tem um projeto para construir uma nova linha de Metrô, a 19-Celeste, que pretende ligar o Anhangabaú, no centro de São Paulo, ao Bosque Maia. Segundo o projeto, uma das estações seria no calçadão do centro de Guarulhos, onde funciona o Poli Shopping, que seria demolido para a construção da estação.

O Metrô ainda está na fase inicial desse projeto, realizando o cadastramento dos imóveis que serão desapropriados. No entanto, mesmo que essa ideia saia do papel de forma “rápida”, é algo que não vai ficar pronto antes de 2030. O processo envolve muita burocracia e um grande orçamento do governo estadual, que já tem investido em outras linhas da cidade.

E digamos que o Metrô de fato chegue ao centro de Guarulhos depois de 2030. O poder público municipal não pode ficar de braços cruzados até lá esperando para ver o que vai acontecer com a região. É necessário ter um projeto de revitalização para incentivar a circulação de pessoas e estimular o comércio.

Nos planos de governo registrados pelos candidatos a prefeito de Guarulhos na Justiça Eleitoral, apenas Alencar Santana (PT) reserva um parágrafo inteiro para tratar da questão. O petista promete um amplo programa de revitalização do centro de Guarulhos, “com cobertura do calçadão da Dom Pedro, melhoria das fachadas dos comércios, enterramento de fios, ampliação de calçadas, revitalização do patrimônio histórico, incluindo prédios e locais públicos, com plantio de árvores no lugar dos postes”

Elói Pietá (Solidariedade) fala em desenvolver planos de revitalização do centro. Jorge Wilson (Republicanos), Lucas Sanches (PL), Márcio Nakashima (PDT) e Waldomiro Ramos (PSB) não mencionam a questão em seus respectivos planos de governo registrados na Justiça Eleitoral.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

ALERTA DE MAIS CHUVAS

Guarulhos sem energia elétrica: EDP passa prazo à prefeitura para que a luz volte nos bairros

CHUVAS E VENTOS FORTES

Falta de energia elétrica em Guarulhos: EDP registra mais de 690 ocorrências durante chuvas

ACABOU!

Notícias da Câmara Municipal: Veja o que foi aprovado no fim do ano legislativo

ESTADO DE ATENÇÃO

Guarulhos registra ventos de 80 km/h e chuvas fortes; alguns locais ficam sem energia

REAJUSTE

Pedágio da Fernão Dias em Mairiporã fica mais caro; veja preços

SEM ALTERAÇÃO

Confirmado: IPTU de Guarulhos continua congelado em 2025

FERIADOS

Os horários de maior movimento nas rodovias Dutra e Rio-Santos no Natal e no Ano-Novo

IMPASSE

Ticiano explica polêmica do IPTU em Guarulhos e pauta travada na Câmara Municipal

NOVIDADE

1ª loja física da Jequiti é inaugurada em Guarulhos com presença da família Silvio Santos

PROGRAME-SE!

Com feriados emendados em 2025, governo de SP decreta pontos facultativos do ano

PROGRAMAÇÃO

Veja horário de funcionamento dos shoppings Internacional, Maia e Bonsucesso no fim de ano

CORRIDA PELO PANETTONE

As enormes filas na loja de fábrica da Bauducco em Guarulhos