Incomodados com a falta de ação do poder público, moradores do Jardim Cumbica improvisaram um acesso para o Trevo Jacu Pêssego, que fica na altura do km 213 da Via Dutra. A obra foi entregue oficialmente em maio deste ano, mas o acesso para motoristas que trafegam em ruas como a Canutana, Santa Quitéria e São Gabriel da Cachoeira foi bloqueado. Ou seja, quem vem de alguma dessas vias precisa dar uma volta imensa para chegar aos bairros do outro lado da rodovia, onde fica o Parque São Luiz.
Um flagra registrado no YouTube pelo canal Bueno Drone, parceiro do Guarulhos Todo Dia, mostra que os moradores do Jardim Cumbica deram o chamado “jeitinho” para conseguir entrar no trevo. Eles improvisaram uma pequena passagem de terra em meio à grama, para carros e motos conseguirem entrar na nova rotatória passando por cima da calçada.
Você pode ver como ficou o acesso na imagem que ilustra esse texto ou no vídeo do YouTube –no registro feito pelo Bueno Drone, até mesmo uma viatura da GCM (Guarda Civil Metropolitana) precisa entrar na contramão e dar uma volta enorme até conseguir entrar no trevo:
Problema sem solução em Cumbica
Em junho, durante entrevista ao Guarulhos Todo Dia, o prefeito Guti explicou que o projeto original do Trevo, feito no início dos anos 2000, não contemplava esse acesso pelo bairro. Se isso fosse alterado agora, existia o risco de as obras sofrerem um novo atraso. O político até disse que os moradores do Jardim Cumbica reclamavam com razão e que estava tentando viabilizar a construção do novo acesso.
O prefeito relembrou os pedidos que fez ao governador Tarcísio de Freitas, então ministro da Infraestrutura, durante o processo de concessão da Rodovia Presidente Dutra. Ele citou a criação das duas pistas marginais nos sentidos São Paulo e Rio de Janeiro, que aumentaram a capacidade de fluxo na Dutra na altura do Trevo de Bonsucesso.
“A gente fez essas mudanças, mas o outro lado nunca foi previsto acesso para quem está no Jardim Cumbica. Na última vistoria técnica com o governador, levamos para o governador esse problema. Estamos finalizando um pré-projeto para falar para o governador quanto custa isso e ver se ele consegue auxiliar a cidade em 70% ou 80% da confecção dessa parte de acesso ao trevo para quem está no Jardim Cumbica”, explicou Guti.
Durante a campanha eleitoral, alguns candidatos a vereador e até a prefeito trataram sobre o tema, mas nada mudou. Alencar Santana, deputado federal e candidato do PT que saiu derrotado do primeiro turno nas eleições para prefeito, chegou a levar a demanda para a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
No entanto, o fato é que, quase seis meses depois da inauguração do novo trevo, ainda não existe um acesso oficial, somente o do “jeitinho”.
Há uma complexidade burocrática e de orçamento para a construção desse acesso aos moradores do Jardim Cumbica ao Trevo de Cumbica, que foi feito pela concessionária CCR RioSP seguindo planejamento alinhado junto ao governo federal. O início da concessão e a aprovação das obras aconteceram durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, entre 2021 e 2022, e a entrega ocorreu no final de maio de 2024, já durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.