As obras de extensão da Linha 2-Verde do Metrô estão acontecendo na zona leste de São Paulo. O “tatuzão”, tuneladora que realiza as escavações, chegou à futura estação Santa Clara, que ficará na avenida Sapopemba, na altura da Vila Celeste. Nesta quinta-feira (5), uma visita técnica com a presença do governador Tarcísio de Freitas marcou a nova etapa dos trabalhos de expansão do sistema metroviário.
Atualmente, as obras estão concentradas na zona leste da capital paulista, mas a expectativa é que o “trecho Guarulhos” comece a partir do ano que vem, vindo da Penha de França em direção à Ponte Grande.
Para chegar até Santa Clara, o tatuzão bateu um recorde de escavação, com 33 metros em único dia, superando a média de 15 metros. No caminho desde a estação Anália Franco, onde a tuneladora iniciou o último percurso, foram 1.051 metros escavados em aproximadamente cinco meses.
Com a conclusão deste trecho, a máquina passará por manutenção antes de retomar a escavação até a futura estação Orfanato e, posteriormente, seguirá com a escavação até o Poço Falchi Gianini, próximo à Vila Prudente, concluindo a primeira etapa.
Ao longo de um ano de atividades, o tatuzão já conectou as futuras estações Vila Formosa, Anália Franco e Santa Clara, além do Complexo Rapadura, por onde os trabalhos começaram. Em todo esse trajeto, já foram escavados 2,4 quilômetros, 258 mil metros cúbicos de terra e instaladas 11.263 aduelas, estruturas de concreto que formam os 1.609 anéis de revestimento do túnel já posicionados.
“A obra está andando bem, a gente conseguiu avanços significativos. É uma expansão do sistema metroviário que vai ser importante. Aqui, por exemplo, quando pronto esse segmento Penha-Vila Prudente, a gente agrega mais 320 mil passageiros/dia. Vamos atender 1,2 milhão de pessoas todos os dias que vão sair da Vila Madalena até a Penha”.
Tarcísio de Freitas
Para você ter uma ideia da ligação dessas estações na Linha 2-Verde, veja a imagem abaixo:
A construção da estação Santa Clara acontece em uma área de 15 mil metros quadrados e com aproximadamente 35 metros de profundidade –sendo a segunda parada da extensão da Linha 2-Verde, a partir da estação Vila Prudente. Com capacidade para 23.380 passageiros por dia, o projeto da estação prevê três acessos, nove níveis internos conectados por 20 escadas rolantes e nove elevadores, além de um edifício de salas técnicas localizadas na Avenida Sapopemba.
A primeira etapa da expansão da Linha 2-Verde está prevista para ser concluída em 2027, conectando Vila Prudente à Vila Formosa, enquanto a segunda, que conectará Vila Formosa até a Penha, será entregue em 2028.
LEIA TAMBÉM -> Veja como será e onde vai ficar a Estação Ponte Grande, a primeira do Metrô em Guarulhos