Guarulhos chegou a 36 mortes e 42.231 casos de dengue em 2024, de acordo com dados da prefeitura divulgados nesta segunda-feira (29). No último fim de semana, foram registrados três novos óbitos pela doença. Com a situação ainda crítica e hospitais lotados para tratar pessoas com sintomas, a administração municipal vai realizar novas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Nesta quinta (2), equipes da Prefeitura de Guarulhos vão visitar os bairros Jardim Rosa de França, Jardim Flor da Montanha e Jardim Ipanema para eliminação de possíveis criadouros e a nebulização em residências.
Moradores dessas regiões precisam colaborar com os profissionais durante as visitas, permitindo a entrada nas casas quando necessário.
Para maior segurança, todo o pessoal envolvido na ação contra a dengue em Guarulhos estará devidamente uniformizado e identificado por crachá. Além disso, a lista de funcionários pode ser consultada no Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone (11) 2436-3666.
Veja abaixo uma foto do uniforme dos profissionais, para melhor identificação:
O que é feito nessas visitas da Prefeitura de Guarulhos contra a dengue?
De acordo com a prefeitura, durante as visitas, os moradores são informados sobre o ciclo reprodutivo do mosquito e os cuidados para evitar sua reprodução. Além disso, acontece a “eliminação dos possíveis criadouros e a nebulização com inseticida Cielo-ULV, desde que observados os fatores climáticos e ambientais (como chuvas, relevo, vegetação), além dos critérios epidemiológicos, conforme orientação e autorização do Ministério da Saúde para a eliminação do inseto adulto”. A nebulização é um complemento às atividades de combate ao mosquito da dengue.
Tempo de espera durante a nebulização
O produto Cielo-ULV é seguro para pessoas e animais domésticos, desde que tomadas as seguintes medidas de proteção no uso:
- Durante a aplicação do inseticida todos os ocupantes do imóvel e animais domésticos deverão permanecer na calçada do outro lado da rua. O retorno ao imóvel pode se dar depois de 30 minutos;
- Pessoas doentes ou acamadas deverão ficar em cômodo com portas e janelas fechadas e aí permanecer por 30 minutos após a aplicação. Recomenda-se a vedação das frestas das portas e janelas;
- Portas, janelas e cortinas deverão ser mantidas abertas para facilitar a dispersão do inseticida;
- Alimentos, água e utensílios de cozinha deverão ser guardados em local fechado ou cobertos, bem como roupas e lençóis;
- Também deverão ser retirados da residência automóveis, bicicletas e carrinhos de bebê.