Começou uma nova fase no combate à dengue em Guarulhos. A prefeitura contratou equipes para percorrer as residências e ajudar no combate aos criadouros do mosquito. Além disso, fará nebulizações nas regiões visitadas. O trabalho começou nesta quinta-feira (02), em ruas do Jardim Rosa de França, Jardim Flor da Montanha e Jardim Ipanema. E o Guarulhos Todo Dia esteve desde cedo junto com uma das equipes, no Jardim Rosa de França, para acompanhar o início dos trabalhos.
Uma van chegou ao local, com cerca de 20 pessoas, com camisetas da campanha e bonés de proteção. Era a equipe de uma empresa contratada pela prefeitura. Uma diretora e agentes do Centro de Controle de Zoonoses aguardavam o grupo. Todos se reuniram e receberam uma orientação geral sobre o procedimento. Segundo a responsável pela empresa, a equipe foi previamente treinada, tanto na forma correta de abordar a população, quanto em relação à melhor maneira de identificar os criadouros do mosquito e orientar sobre como evitar esse problema.
A primeira moradora a receber a visita da equipe foi dona Silvania Maria Dias. Gentil, ela permitiu que a reportagem do Guarulhos Todo Dia também entrasse na casa dela e registrasse o trabalho. Dona Silvania disse que tinha acabado de se recuperar da dengue. Segundo a moradora, o teste não confirmou, mas ela teve todos os sintomas e tem certeza de que teve a doença.
O certo é que a equipe encontrou uma situação exemplar na casa de Dona Silvania. Vasos sem pratinhos com água acumulada, ralos em que ela joga água sanitária com frequência e nenhum criadouro favorável à proliferação do mosquito. A visita foi rápida, mas com bom resultado. E a promessa de que ela iria manter o bom trabalho já feito na luta contra o Aedes Aegypti.
Nebulização
Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, além do combate aos criadouros, as ruas visitadas receberão também a nebulização com o inseticida Cielo-ULV. Mas a nebulização depende de fatores climáticos e ambientais. Ela não funciona bem, por exemplo, em ruas com muitos prédios, especialmente os mais altos. Em ruas muito íngremes, o uso também não é tão eficiente. São critérios técnicos, que tem que ser observados. Mas a nebulização, é bom que se destaque, é um trabalho complementar. O inseticida afeta apenas os mosquitos, mas não as larvas. Sem combate aos criadouros, o Aedes vai voltar.
O inseticida usado no trabalho, segundo a prefeitura, é seguro, desde que adotada uma série de cuidados. Durante a aplicação, todos os habitantes da casa, inclusive os animais domésticos, devem ficar do outro lado da rua, na calçada. Depois de meia hora, todos podem voltar à residência. Todas as portas e janelas devem ficar abertas, inclusive as cortinas, para facilitar a entrada e a ação do inseticida. Se alguma pessoa estiver doente e de cama, deve ficar em um cômodo com portas e janelas fechadas, durante a aplicação e por pelo menos mais trinta minutos.
Colabore e fiscalize no combate à dengue
O trabalho que vai percorrer as ruas da cidade é feito com uma equipe grande, com dois ou três agentes visitando cada casa. É um grupo grande, atuando ao mesmo tempo em cada rua. Todos identificados. Quando essa equipe chegar na sua rua e bater à sua porta, colabore. É um trabalho importante para ajudar no combate a um grave problema de saúde pública. Se tiver qualquer dúvida, ligue para o Centro de Controle de Zoonozes: 11-2436 3666.
Colaborar significa não só atender bem e seguir as orientações. Todo cidadão guarulhense pode também acompanhar e fiscalizar no combate à dengue, para verificar se o trabalho continua sendo bem feito, como nossa equipe testemunhou nesse primeiro dia. Afinal, é trabalho feito com dinheiro público. Se quiser elogiar esse trabalho ou denunciar qualquer problema, procure o Guarulhos Todo Dia. Nosso WhatsApp é 11-5196 2910.
LEIA MAIS: