Casos de dengue em Guarulhos diminuem 94%, e Prefeitura desativa unidades de atendimento

Por causa da queda significativa nos registros da doença, a Prefeitura de Guarulhos decidiu desativar as quatro unidades de atendimento a sintomas de dengue anexas às UPAs Paulista, São João e Cumbica, além do PA Paraventi.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Unidade de atendimento a sintomas de dengue em Cumbica (Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG)

Publicado em 14/06/2024 às 12:06 / Leia em 2 minutos

Os registros de casos de dengue em Guarulhos começaram a apresentar sinais significativos de queda. Ao longo de 2024, a cidade confirmou 71.991 casos e teve 87 pessoas mortas por causa da doença. Desde o início deste mês, os números de registros estão caindo. Se em 20 de abril foram notificadas 1,5 mil pessoas positivadas para a doença em apenas um dia, na última quarta-feira foram apenas 80. Queda de 94,67%!

Por causa dessa redução, a Prefeitura de Guarulhos decidiu desativar, a partir deste sábado (15), as quatro unidades de atendimento a sintomas de dengue anexas às UPAs Paulista, São João e Cumbica, além do PA Paraventi. Esses postos estavam em funcionamento diário justamente desde o dia 20 de abril.

O serviço foi implantado para reduzir o tempo de espera dos pacientes no auge da epidemia de dengue. A força-tarefa promovida pela Secretaria da Saúde recebeu 34.363 pessoas com sintomas da doença. Foram identificados e notificados 6.500 casos, com o acompanhamento dos munícipes infectados.

O Programa Atende Já Dengue, no entanto, continua aos sábados

Neste sábado (15), quatro Unidades Básicas de Saúde vão abrir. As UBS Tranquilidade, Jardim Primavera, Vila Carmela e Normandia funcionarão das 8h às 17h para prestar os atendimentos tradicionais, como vacinação e exames, bem como para atender munícipes com sintomas de dengue.

A Secretaria da Saúde municipal orienta que pessoas com sintomas como febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo devem procurar atendimento nas UBSs. Em casos mais graves, como dores fortes na barriga, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, na boca ou nas fezes, tonturas e muito cansaço, os pacientes devem recorrer às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da rede.

Prevenção

Apesar da queda no número de casos, continue atento aos possíveis criadouros do mosquito e não deixe água parada. Se você souber de terrenos, imóveis e propriedades que podem ser possíveis criadouros do mosquito da dengue, denuncie na Prefeitura, nos seguintes canais:

  • Pessoalmente, nas Unidades de Atendimento ao Cidadão (Fácil)
  • Pela internet, no site oficial da Prefeitura de Guarulhos (www.guarulhos.sp.gov.br), ou através da Ouvidoria do município: 0800-055-1715 / ouvidoria@guarulhos.sp.gov.br.”

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

REPORTAGEM

Centro de Guarulhos tem projetos de revitalização engavetados

ARTIGO

Turismo em Guarulhos e os lugares para conhecer na cidade

DICA

Visite GRU: Conheça a Artes do Brasil, a riqueza do artesanato em uma loja de Guarulhos

GUARULHOS ANTIGAMENTE

Foto rara mostra como era o Palácio Hotel, que está abandonado no centro

NÚCLEO ABRASEL

Empresários do setor de Bares e Restaurantes de Guarulhos se reúnem para fortalecer negócios

O BOLSO SOFRE

Produto menor, preço maior: o impacto causado pela reduflação

NOVA ROTA

Turkish Airlines anuncia voos diretos entre Guarulhos e Santiago

RECEPÇÃO DE LUXO

O novo serviço VIP no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos

EVENTO

Breakfast Weekend: Festival de Café da Manhã inclui hotel 5 estrelas em Guarulhos

EDUCADORES SÃO CONTRA

Projeto de Lei prevê cobrança de mensalidade em universidades públicas

ATO DE AMOR

Dica: Feira de adoção de cães e gatos no Internacional Shopping

GUIA

Trem expresso ou ônibus: qual é a melhor forma de chegar ao Aeroporto de Guarulhos sem carro?