A novela para a chegada do Metrô a Guarulhos teve um novo capítulo escrito nesta sexta-feira (29). O governo de São Paulo abriu licitação para escolher a empresa que ficará responsável por construir a estação Ponte Grande, a primeira do sistema metroviário aqui na cidade. A obra faz parte do plano de expansão da Linha 2-Verde do Metrô. Nos documentos, é possível ver o projeto de engenharia e arquitetura da futura estação, que fica na avenida Guarulhos, na altura da Paróquia São Geraldo. Nesta reportagem, o Guarulhos Todo Dia mostra imagens e detalha prazos.
O primeiro ponto é entendermos onde a estação Ponte Grande vai ficar. O empreendimento ocupará cerca de 17 mil metros quadrados, em um trecho do quarteirão entre a Rua Ana da Silva e a Rua Vitória. O projeto prevê uma saída ao lado da Paróquia São Geraldo e parte da construção na Rua Joaquim Isidoro da Silva.
A área de desapropriação do Metrô na Ponte Grande está definida via decreto estadual desde novembro de 2022. Atualmente, o espaço conta com comércios e residências, que serão esvaziados nos próximos anos para darem lugar à estação da Linha 2-Verde. Os proprietários de imóveis na região já receberam avisos sobre o processo de desapropriação, que dependerá muito do cronograma de obras do governo estadual –explicamos sobre isso mais abaixo.
A empresa que vencer o processo de licitação ficará responsável por construir uma estação que será subterrânea. De acordo com o projeto, o passageiro terá que descer três lances de escada rolante até o acesso à plataforma onde vão passar os trens da Linha 2-Verde. Do lado de fora, haverá uma praça, comércios, espaço com recuo para automóveis e uma estação de ônibus da EMTU. Além disso, deve ser erguido um edifício baixo para as salas técnicas.
Quando a Estação Ponte Grande em Guarulhos vai ficar pronta?
Ainda não há uma previsão muito exata de quando essa estação vai ficar pronta, mas podemos ter alguma perspectiva com base em documentos e nas informações que o governo de São Paulo já divulgou.
No edital da licitação para a construção da Estação Ponte Grande, consta que o leilão que vai definir a empresa que construirá a obra acontecerá no dia 13 de fevereiro de 2025. Avaliada a capacidade técnica das participantes do certame, será escolhida a companhia que oferecer o menor preço para executar o serviço.
Depois dessa definição, o governo estadual (por meio do Metrô) assina o contrato com a empresa vencedora da licitação. O contrato terá duração de 70 meses –o que dá praticamente seis anos– e a contratada terá 61 meses para entregar a obra a partir da emissão da primeira Ordem de Serviço.
Sendo assim, considerando a “margem de erro” para mais que toda obra pública costuma ter, dá para termos como perspectiva que o Metrô em Guarulhos não vai ficar pronto para ser usado pela população antes de 2030. E aí entra o “se”. Se a primeira ordem de serviço for emitida entre 2025 e 2026 e se os prazos forem cumpridos, podemos esperar o local em funcionamento a partir de 2031.
Até o momento, o que temos é a previsão para o início do início das escavações na cidade: o primeiro trimestre de 2026. O projeto do governo de São Paulo é que Guarulhos abrigue duas estações da Linha 2-Verde: Ponte Grande e Dutra (ao lado do Internacional Shopping). Atualmente, as obras de extensão dessa linha estão acontecendo na zona leste, no trecho entre a Vila Prudente e a Penha.
O objetivo é ligar a Penha a Guarulhos com a construção de mais cinco estações. “A obra está indo bem. Já demos a ordem de serviço para o próximo trecho, da Penha para a Dutra, que é então a nossa ligação da Linha 2 com Guarulhos. Com essa ordem de serviço, a gente está na fase de finalização de projeto executivo. A gente vai mobilizar mais uma tuneladora [Tatuzão], que deve começar a operar no primeiro trimestre de 2026″, afirmou o governador Tarcísio de Freitas, em setembro.
Confira, abaixo, mais fotos do projeto arquitetônico da estação Ponte Grande da Linha 2-Verde do Metrô:
LEIA TAMBÉM -> Tudo sobre o Metrô em Guarulhos: estações, por onde vai passar e quando ficará pronto