Guarulhos registrou mais de 80 mil casos e 136 mortes por causa da dengue em 2024, ano em que diferentes regiões do Brasil sofreram uma epidemia da doença. Na tentativa de evitar um novo surto na cidade, a Prefeitura de Guarulhos começou a realizar um trabalho preventivo no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O município tem 30 casos de dengue registrados em 2025.
As ações têm alcançado bairros estratégicos. Na quarta-feira (15), equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram bloqueios em áreas com casos confirmados nos bairros Invernada, Jardim Normandia e Pimentas. As inspeções também incluíram pontos estratégicos como recicladoras, locais com alto potencial de acúmulo de água parada, ambiente ideal para o desenvolvimento de criadouros.
No município, 102 imóveis estratégicos estão cadastrados e são monitorados regularmente, com visitas realizadas de uma a duas vezes por mês, conforme necessário. Entre esses pontos inspecionados nesta data, recicladoras localizadas nos bairros Gopoúva, Parque Santos Dumont, Jardim Munira e Parque Residencial Bambi receberam ações de vigilância.
Em uma delas foram identificados criadouros com a presença de larvas. A equipe do CCZ coletou amostras para análise laboratorial, eliminou os focos e orientou os funcionários sobre como evitar o acúmulo de água em materiais como latas, tambores e até tampinhas de garrafa.
Ednalva Gomes do Nascimento, uma das funcionárias do local, destacou a importância do trabalho realizado. “É muito bom que venham para nos orientar. A gente já faz o máximo para evitar água parada, mas essas visitas ajudam bastante. Já tive dengue e sei como é ruim”, comentou.
Na recicladora localizada no Jardim Munira, os proprietários já conseguem controlar e eliminar os criadouros com medidas preventivas. “Geralmente em um dia pós-chuva a gente já faz uma varredura e elimina a água parada. É coisa simples, a gente derrama a água e emborca os baldes. É só isso. Se todo mundo fizesse isso não tinha mais esse mosquito”, explicou Vanderlei José da Silva, que toca a companhia no local desde 2012.
Além das inspeções, as equipes do CCZ realizaram a avaliação de densidade larvária em diversos bairros, como Jardim Rosa de França, Jardim São João, Parque Continental, Cumbica, Pimentas e Jardim Bela Vista, além de nebulização veicular no Jardim das Acácias, reforçando as ações de combate ao vetor. A programação diária de ações preventivas segue contemplando outros bairros.
A Secretaria da Saúde reforça o pedido para que a população colabore eliminando qualquer possibilidade de água parada e permitindo a entrada dos agentes nos imóveis.
Como denunciar focos do mosquito da dengue em Guarulhos
A Prefeitura de Guarulhos também incentiva a participação ativa da comunidade, que pode denunciar focos do mosquito pelos canais oficiais: unidades de atendimento do Fácil Cidadão, pela internet, no site oficial da Prefeitura de Guarulhos (guarulhos.sp.gov.br), ou por meio da Ouvidoria do município, pelo telefone 08000-551-715 ou pelo e-mail ouvidoria@guarulhos.sp.gov.br.