O Metrô abriu as licitações para contratar as empresas que serão responsáveis pelas obras civis e elaboração do projeto executivo da Linha 19-Celeste, que terá 15 estações, 17,6 km de vias e um pátio de manutenção. A informação foi publicada no Diário Oficial do estado nesta segunda-feira (24). O novo ramal vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, na capital paulista. A licitação foi dividida em três lotes, e os leilões vão acontecer nos dias 4, 5 e 6 de junho.
O trecho de Guarulhos está no lote 1, com um poço de Ventilação e Saída de Emergência (VSE), além das estações Bosque Maia, Guarulhos (centro), Vila Augusta, Dutra e Itapegica. A empresa contratada deverá fazer “a execução das obras civis, contemplando a elaboração do projeto executivo, obra bruta, arquitetura, via permanente e o fornecimento e implantação dos sistemas de alimentação elétrica e auxiliares”.
O lote 2 inclui as estações Jardim Julieta, Jardim Brasil, Jardim Japão, Curuçá e Vila Maria, além de um pátio de manutenção e VSE. E fazem parte do lote 3 as obras de Catumbi, Silva Teles, Pari, São Bento e Anhangabaú.
Após a escolha das empresas em junho, a meta do governo de São Paulo é assinar os contratos e iniciar os projetos executivos até o fim deste ano, permitindo começar as obras civis em 2026. Com o início da construção, os trabalhos devem ser concluídos em até 75 meses, ou seja, entre 2032 e 2033.

Cronograma do Metrô para a obra
A previsão atualizada de prazos para as obras da Linha 19-Celeste é a seguinte:
- Lançamento da licitação – Março de 2025
- Leilão para definir as empresas responsáveis pelas obras – Junho de 2025
- Assinatura dos contratos e início da elaboração do projeto executivo – Segundo semestre de 2025
- Conclusão do projeto executivo – 2026
- Início das obras – 2026
- Conclusão das obras – Em até 75 meses (+ de 6 anos)
No entanto, vale colocar um asterisco nesse calendário, afinal uma obra tão complexa quanto essa dificilmente é finalizada dentro do prazo. Além disso, existe a questão da desapropriação dentro do cronograma.
O que está mais claro agora e deve ser um motivo ao menos de esperança para a população de Guarulhos e dos bairros da zona norte que aguardam ter o Metrô mais perto de casa é que, de fato, esse projeto está andando. Quando a licitação para a obra é aberta, significa um importante avanço para tirar definitivamente a ideia do papel.
Linha 19-Celeste
Além da construção de 15 estações, serão também edificados 18 poços de saída de emergência e ventilação (VSE) e readequadas as estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), que serão conectadas à futura linha. O contrato também vai abranger implantação dos sistemas de Baixa Tensão e auxiliares, que envolvem painéis elétricos, escadas rolantes, elevadores, ventilação e detecção de incêndio, iluminação, sistemas de bombas, etc.
A estrutura da Linha 19-Celeste contará com 31 trens que vão transportar 630 mil passageiros por dia, que utilizarão a conexão com outras três linhas de metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha), além da possibilidade de futuras conexões com linhas de trem.
Desapropriação
Na semana passada, o Metrô já havia escolhido a empresa que será responsável pelo processo técnico de desapropriações da futura Linha 19-Celeste.
A empresa CTA Consultoria Técnica e Assessoria LTDA foi a selecionada, ao oferecer uma proposta de R$ 1.695.032,00 para executar o serviço técnico de “arquitetura e engenharia para cadastro individual de imóveis, avaliação imobiliária individual de imóveis, busca e obtenção de documentos, análise fundiária e montagem dos processos administrativos para fins de desapropriação das áreas necessárias para a implantação da Linha 19-Celeste”.