A Prefeitura de Guarulhos abriu, na manhã desta segunda-feira (12), o acesso para moradores do bairro ao Trevo de Cumbica (ou Trevo Mamonas). O anúncio da entrega da obra foi feito pelo prefeito Lucas Sanches nas redes sociais. “Está inaugurado o acesso ao Trevo de Cumbica. Os moradores tinham que dar uma volta e demoravam 20 minutos. Agora quem sai do bairro passa por baixo da Via Dutra. É menos tempo no trânsito e mais tempo de qualidade de vida”, disse o político.
O viário foi inaugurado em maio do ano passado pela CCR RioSP, mas sem acesso aos moradores do Jardim Cumbica, que precisaram improvisar uma forma de utilizar as rotatórias que ficam na altura do km 213 da Via Dutra. Com o famoso “gatinho” ou “jeitinho brasileiro”, abriram uma pequena passagem de terra em meio à grama, para carros e motos conseguirem entrar no trevo passando por cima da calçada.
Para resolver esse problema e oferecer mais segurança ao trânsito confuso do local, a Prefeitura de Guarulhos enfim realizou as obras que criaram uma ligação oficial. Com a abertura e liberação de acesso da rua Canutama, os moradores da região passam a contar com uma nova alternativa viária que promete facilitar significativamente a saída do bairro e melhorar a mobilidade urbana local.

As obras foram iniciadas ainda no primeiro mês da gestão Lucas Sanches, em janeiro, estavam previstas para serem concluídas em abril de 2025. O custo, de R$ 877 mil, saiu integralmente dos cofres da prefeitura, sem participação da CCR RioSP, concessionária que entregou o trevo e é responsável pela administração da Via Dutra.
O novo acesso é de mão única: os motoristas que vêm do trevo não podem acessar o bairro, mas os moradores que vêm do Jardim Cumbica têm a possibilidade de acessar o trevo de forma direta, garantindo um fluxo mais organizado e sem congestionamentos.
O acesso ao Trevo de Cumbica vai facilitar a vida de motoristas que trafegam em ruas como a Canutana, Santa Quitéria e São Gabriel da Cachoeira.
LEIA TAMBÉM: