O Governo do Estado de São Paulo recebeu Licença Ambiental Prévia para dar início às obras de extensão da Linha 4-Amarela, que chegará até Taboão da Serra. A cidade da região metropolitana deve ser a primeira fora da capital a ter o Metrô à disposição. O Executivo estadual vai solicitar, nos próximos dias, a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para que os trabalhos sejam iniciados ainda em 2024. A previsão é que os novos trilhos estejam disponíveis aos usuários em 2028.
Atualmente, a Linha 4-Amarela opera em 12,8 km de extensão com 11 estações: Luz, República, Higienópolis-Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, Butantã, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Além da Estação Taboão da Serra, será construída a Estação Chácara do Jockey.
Com a expansão, o ramal ganhará mais 3,3 km, totalizando 16,1 km. O tempo previsto de viagem ao longo de toda a Linha 4 ficará em 55 minutos, com integração aos terminais de ônibus nas estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi e Butantã.
O investimento será de R$ 3,4 bilhões. A previsão é que 100 mil passageiros sejam beneficiados diariamente com a extensão. Se o prazo for cumprido, a Linha 4-Amarela será a primeira da rede metroviária a sair dos limites da cidade de São Paulo. O projeto também contempla a instalação de três poços de ventilação e saída de emergência (VSE), de uma subestação de energia e de um terminal rodoviário
As obras serão executadas pela concessionária ViaQuatro. Cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos serão gerados, segundo o governo de São Paulo.
*Com informações da Agência SP
Metrô em Guarulhos
De acordo com a previsão, a cidade de Taboão da Serra estará integrada à Linha 4-Amarela a partir de 2028. Guarulhos e o ABC paulista, regiões mais populosas da Grande SP, também estão à espera do sistema de transporte e com projetos em andamento. As obras nesses grandes municípios, no entanto, são mais complexas.
Aqui na nossa cidade, a linha que deve chegar primeiro é a 2-Verde. O projeto de expansão desse ramal tem dois trechos. A primeira está acontecendo desde o ano passado e vai entregar oito novas estações até 2028, segundo a previsão: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.
O “trecho Guarulhos” terá mais cinco estações construídas: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra. De acordo com o governo de São Paulo, as obras devem começar a partir de 2025 pela Penha de França. A previsão é que os guarulhenses tenham esse trecho pronto entre 2031 e 2032.
Além da Linha 2-Verde, nossa cidade também deve contar com a Linha 19-Celeste do Metrô. Aquela que pretende desapropriar o Poli Shopping, comércios do calçadão da Dom Pedro II e da Paulo Faccini. Esse projeto, porém, ainda não tem datas muito bem definidas.