Com previsão de chegar a Guarulhos em breve, as obras de extensão da Linha 2-Verde do Metrô estão acontecendo na zona leste de São Paulo. O “tatuzão”, tuneladora que realiza as escavações, chegou à futura estação Orfanato, que ficará na esquina das ruas do Orfanato com a Doutor Sanareli, na Vila Prudente. Nesta segunda-feira (24), uma visita técnica com a presença do governador Tarcísio de Freitas marcou a nova etapa dos trabalhos de expansão do sistema metroviário.
A Estação Orfanato, que deve receber cerca de 13 mil passageiros por dia, está com 59% das obras e sistemas concluídos, sendo que somente a obra civil atingiu 84%. Essa é a primeira estação do novo trecho, logo após Vila Prudente, e contará com dois acessos, com estrutura de 24 escadas rolantes e sete elevadores para facilitar o deslocamento pelos sete níveis internos ao longo dos 51 metros de profundidade.
Com a chegada do Tatuzão, o primeiro trecho da expansão da Linha 2-Verde do Metrô na zona leste de São Paulo atingiu 91% de conclusão e agora restam pouco mais de 400 metros para que a tuneladora chegue ao poço de ventilação (VSE) Falchi Gianini, na região da Vila Prudente.
No local, será feita a conexão com os túneis da atual operação da Linha 2-Verde, encerrando todo o percurso da primeira etapa, desde o Complexo Rapadura, de onde partiu a tuneladora. Nesse trajeto, já foram conectadas as estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato.
“Essa escavação começou em novembro de 2023, quando saímos do Complexo Rapadura, e nós temos agora quatro estações interligadas por túnel. Essa é a última estação antes da Vila Prudente e vamos caminhar até o próximo túnel de ventilação, onde a tuneladora vai ser desmontada e levada até a Penha, para a escavação de mais quatro estações, completando assim o túnel da Linha 2-Verde. A previsão é começarmos a operar o primeiro trecho, até a Vila Formosa, em novembro de 2027“.
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo
Com investimento de R$ 14,8 bilhões do Governo do Estado, a expansão da Linha 2-Verde prevê a construção de 8,3 km de trilhos entre Vila Prudente e Penha, com oito novas estações e entrega por etapas, sendo a primeira (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) em 2027 e a segunda (Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha) em 2028.

Obra no trecho Guarulhos
Na semana passada, máquinas começaram a realizar os serviços de limpeza no terreno onde vai funcionar a futura estação Penha de França, que faz parte do trecho da Linha 2-Verde que virá em direção a Guarulhos.
A segunda fase das obras do Metrô prevê a conexão da estação Penha à futura estação Dutra, ao lado do Internacional Shopping, adicionando 5,8 km de extensão e cinco novas estações, sendo três delas (Penha de França, Gabriela Mistral e Fernão Dias) na capital e outras duas em Guarulhos (Ponte Grande e Dutra), além de um pátio e capacidade para 13 novos trens.
Em fevereiro, o Metrô confirmou ao Guarulhos Todo Dia que concluiu todo o processo de avaliação dos imóveis que serão desapropriados aqui na cidade e na zona leste de São Paulo para a expansão da Linha 2-Verde.
O início das desapropriações agora depende de “tramites documentais” e da conclusão do projeto executivo, que está em elaboração. “Esta última etapa possibilita o estabelecimento de um cronograma de avanço das obras civis que já foram contratadas”, explica a empresa vinculada ao governo estadual paulista.
Com o processo burocrático de licitações e documentos para desapropriação praticamente concluídos, as obras aqui em Guarulhos devem começar daqui a cerca de um ano. Por contrato, a construção de uma estação demora aproximadamente seis anos, ou seja, dificilmente esse trecho de Guarulhos ficará pronto antes de 2031. O governo de São Paulo também já encomendou uma tuneladora (tatuzão) para começar a escavar o trecho Penha-Guarulhos no primeiro trimestre de 2026.
LEIA TAMBÉM -> Arena Portuguesa: Veja imagens de como vai ficar o estádio do Canindé