Obra da Linha 2-Verde do Metrô avança na ZL, e Tatuzão chega à estação Orfanato

A escavação do primeiro trecho da expansão atingiu 91% de conclusão; previsão é ser liberado para população em novembro de 2027.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

(Fotos: Celso Silva / Governo do Estado de SP)

Publicado em 24/03/2025 às 14:09 / Leia em 4 minutos

Com previsão de chegar a Guarulhos em breve, as obras de extensão da Linha 2-Verde do Metrô estão acontecendo na zona leste de São Paulo. O “tatuzão”, tuneladora que realiza as escavações, chegou à futura estação Orfanato, que ficará na esquina das ruas do Orfanato com a Doutor Sanareli, na Vila Prudente. Nesta segunda-feira (24), uma visita técnica com a presença do governador Tarcísio de Freitas marcou a nova etapa dos trabalhos de expansão do sistema metroviário.

A Estação Orfanato, que deve receber cerca de 13 mil passageiros por dia, está com 59% das obras e sistemas concluídos, sendo que somente a obra civil atingiu 84%. Essa é a primeira estação do novo trecho, logo após Vila Prudente, e contará com dois acessos, com estrutura de 24 escadas rolantes e sete elevadores para facilitar o deslocamento pelos sete níveis internos ao longo dos 51 metros de profundidade.

Com a chegada do Tatuzão, o primeiro trecho da expansão da Linha 2-Verde do Metrô na zona leste de São Paulo atingiu 91% de conclusão e agora restam pouco mais de 400 metros para que a tuneladora chegue ao poço de ventilação (VSE) Falchi Gianini, na região da Vila Prudente.

No local, será feita a conexão com os túneis da atual operação da Linha 2-Verde, encerrando todo o percurso da primeira etapa, desde o Complexo Rapadura, de onde partiu a tuneladora. Nesse trajeto, já foram conectadas as estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato.

“Essa escavação começou em novembro de 2023, quando saímos do Complexo Rapadura, e nós temos agora quatro estações interligadas por túnel. Essa é a última estação antes da Vila Prudente e vamos caminhar até o próximo túnel de ventilação, onde a tuneladora vai ser desmontada e levada até a Penha, para a escavação de mais quatro estações, completando assim o túnel da Linha 2-Verde. A previsão é começarmos a operar o primeiro trecho, até a Vila Formosa, em novembro de 2027“.

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo

Com investimento de R$ 14,8 bilhões do Governo do Estado, a expansão da Linha 2-Verde prevê a construção de 8,3 km de trilhos entre Vila Prudente e Penha, com oito novas estações e entrega por etapas, sendo a primeira (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) em 2027 e a segunda (Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha) em 2028.

Projeto de como vai ficar a Estação Orfanato, da Linha 2-Verde do Metrô
Projeto de como vai ficar a Estação Orfanato, da Linha 2-Verde do Metrô

Obra no trecho Guarulhos

Na semana passada, máquinas começaram a realizar os serviços de limpeza no terreno onde vai funcionar a futura estação Penha de França, que faz parte do trecho da Linha 2-Verde que virá em direção a Guarulhos.

A segunda fase das obras do Metrô prevê a conexão da estação Penha à futura estação Dutra, ao lado do Internacional Shopping, adicionando 5,8 km de extensão e cinco novas estações, sendo três delas (Penha de França, Gabriela Mistral e Fernão Dias) na capital e outras duas em Guarulhos (Ponte Grande e Dutra), além de um pátio e capacidade para 13 novos trens.

Em fevereiro, o Metrô confirmou ao Guarulhos Todo Dia que concluiu todo o processo de avaliação dos imóveis que serão desapropriados aqui na cidade e na zona leste de São Paulo para a expansão da Linha 2-Verde.

O início das desapropriações agora depende de “tramites documentais” e da conclusão do projeto executivo, que está em elaboração. “Esta última etapa possibilita o estabelecimento de um cronograma de avanço das obras civis que já foram contratadas”, explica a empresa vinculada ao governo estadual paulista.

Com o processo burocrático de licitações e documentos para desapropriação praticamente concluídos, as obras aqui em Guarulhos devem começar daqui a cerca de um ano. Por contrato, a construção de uma estação demora aproximadamente seis anos, ou seja, dificilmente esse trecho de Guarulhos ficará pronto antes de 2031. O governo de São Paulo também já encomendou uma tuneladora (tatuzão) para começar a escavar o trecho Penha-Guarulhos no primeiro trimestre de 2026.

LEIA TAMBÉM -> Arena Portuguesa: Veja imagens de como vai ficar o estádio do Canindé

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

EM PRIMEIRA MÃO

Metrô nega recurso e confirma vencedor de licitação para obra da Linha 2-Verde em Guarulhos

PROMOÇÃO NO CINEMA

Cinépolis do Shopping Maia está com ingressos a R$ 15 para sessões neste domingo

Cães em aviões

STJ: companhias aéreas podem negar transporte de animais de suporte emocional

NOVIDADE

Você vai começar a ver produtos do Bob’s nos supermercados de Guarulhos

Atendimento ao consumidor

EDP usa tecnologia digital e ambiente de shopping para melhorar atendimento

TRABALHO

Veja quais são as 700 vagas de emprego que estão abertas em Guarulhos agora

SAÚDE

Shopping Bonsucesso oferece exames rápidos de graça em maio; veja como fazer

Segurança no transporte público

Metrô promete portas de plataforma seguras nas linhas que vão chegar em Guarulhos

2% DE REAJUSTE

Justiça reconhece direito de greve parcial dos servidores de Guarulhos e marca conciliação

SETOR DE SUPERMERCADOS

Apas defende horários flexíveis e ajuste no CadÚnico para preencher vagas de emprego

PROGRAMA FACULDADE GUARULHOS

42% dos estudantes que participam de programa social do Eniac deixam Bolsa Família

Greve continua

Servidores públicos municipais mantêm greve contra reajuste de 2% nos salários