O guarulhense que acompanha as notícias da cidade deve ter visto informações recentes sobre o avanço nos projetos de expansão da Linha 2-Verde e na construção da Linha 19-Celeste do Metrô em Guarulhos. Nos dois casos, os processos burocráticos até estão andando mais do que antes, mas naquele ritmo lento já bastante conhecido de empreendimentos públicos. No melhor dos cenários, as obras das estações Ponte Grande e Dutra, da Linha 2, tendem a começar até 2026. No entanto, o fato é que os trabalhos ainda não foram iniciados. A primeira estação do Metrô fora da capital paulista não ficará em Guarulhos. A tendência é que a pioneira seja a de Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela.
No último dia 7, o governo de São Paulo lançou a obra de extensão até Taboão da Serra, que será conectada à Estação Vila Sônia. O investimento previsto é de R$ 3,4 bilhões. As intervenções serão de responsabilidade da concessionária ViaQuatro, responsável pela Linha Amarela, após assinatura do aditivo contratual.
Apesar do lançamento da obra ter acontecido no início de abril, os detalhes do contrato não foram divulgados pelo poder público. Oficialmente, inclusive nas redes sociais, o estado diz que a expansão “está prestes a começar”.
A ampliação compreende a construção de 3,3 quilômetros de trilhos e duas novas estações, Chácara do Jockey e Taboão da Serra, além de um terminal de ônibus integrado na estação final, promovendo conexão entre diferentes modais de transporte.
Inicialmente, o governo chegou a divulgar que a extensão da Linha 4 deveria ficar pronta em 2028. No entanto, ao lançar a obra em Taboão da Serra, o novo prazo estimado de conclusão passou a ser de 48 a 60 meses –ou seja, até 2030. A previsão é atender cerca de 110 mil passageiros por dia útil.

Atualmente, a Linha 4-Amarela opera em 12,8 km de extensão com 11 estações: Luz, República, Higienópolis-Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, Butantã, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Com a expansão, ela ganhará mais 3,3 km, totalizando 16,1 km.
Metrô de Guarulhos
Em Guarulhos, a linha que deve chegar primeiro é a 2-Verde. O projeto de expansão desse ramal tem duas fases. A primeira está acontecendo na zona leste de São Paulo e vai entregar oito novas estações até 2028, segundo a previsão: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.
Guarulhos entra na fase 2, quando mais cinco estações serão construídas: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra. De acordo com o governo de São Paulo, as escavações devem começar a partir de 2026 juntamente com a construção das estações.
Além da Linha 2-Verde, nossa cidade também deve contar com a Linha 19-Celeste do Metrô, aquela que pretende desapropriar o Poli Shopping, comércios do calçadão da Dom Pedro II e da Paulo Faccini. O passo mais importante para tirar esse projeto do papel deve ser dado em junho, quando acontecem os leilões que vão definir as empresas responsáveis pelas obras.
Mesmo que tudo aconteça dentro do prazo a partir de agora, o que é raro quando se trata de obras públicas, o Metrô em Guarulhos deve estar em funcionamento somente a partir de 2031 ou 2032.