A equipe do Guarulhos Todo Dia visitou as obras do People Mover no Aeroporto Internacional de São Paulo e mostra imagens exclusivas de como estão as quatro estações do novo sistema de transporte. Previsto para ser entregue em agosto de 2024, o Aeromóvel já está com os 2.700 metros de trilhos construídos, mas os trabalhos agora estão na fase de construção das plataformas de embarque e desembarque dos passageiros.
Ao todo, o People Mover terá quatro estações. Uma interligada à CPTM, que já está em fase adiantada, e uma em cada um dos terminais do aeroporto.
A que está mais atrasada é a do Terminal 2, o mais movimentado do GRU Airport. Os trabalhos por lá começaram para valer em maio e são mais complexos, pois o acesso será feito a partir do mezanino. A vantagem é que ela vai ficar na “cara do gol” do portão de embarque, conforme você pode ver no nosso vídeo exclusivo, publicado no YouTube e reproduzido abaixo:
Qual é a capacidade do Aeromóvel?
Cada trem do sistema tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas. O trajeto completo da CPTM até os três terminais levará seis minutos.
O segundo veículo da frota do sistema foi entregue no dia 24 de maio e já está conectado aos trilhos que vão ligar à estação Aeroporto-Guarulhos, da CPTM, aos três terminais do GRU Airport. O primeiro aeromóvel já está no aeroporto desde março. Agora, só falta chegar mais um carro da frota, que contará com três veículos ao todo. Dois ficarão em operação, enquanto um servirá de stand-by.
Quando o People Mover vai ficar pronto?
Segundo a previsão do governo estadual, vai ficar pronto em agosto de 2024.
No entanto, mesmo que a previsão se confirme, não pense que ele vai operar na capacidade total logo no primeiro mês. A liberação da operação acontecerá de forma gradual, primeiro com horário limitado e velocidade menor para, depois, chegar à capacidade total. Então, se tiver viagem programada para o Aeroporto de Guarulhos em agosto, existe a chance de você não conseguir usar o novo sistema gratuito de transporte.
Atualmente, quem desembarca na estação Aeroporto-Guarulhos, na linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), precisa pegar um ônibus gratuito e circular, que sai de 15 em 15 minutos. Uma das linhas de transfer leva aos terminais 1 e 3 do GRU Airport. Já a outra vai direto ao Terminal 2. O transporte também é bastante usado por funcionários do aeroporto.
Como os trens funcionam?
Os trens, com tecnologia brasileira da empresa Aerom, são movidos a ar e operados de forma automatizada por uma central de comando. A Marcopolo Rail é a responsável pelo encarroçamento. A sustentação acontece graças a vigas de concreto vazadas, que criam um duto de ar comprimido e sobre as quais os trilhos estão apoiados. Cada veículo tem uma espécie de mastro conectado a uma placa de propulsão, localizada dentro do duto. Tem emissão zero.
Quem pagou pelo People Mover?
A obra começou em 2022 e teve um custo aproximado de R$ 300 milhões, vindos de recursos federais e privados. O sistema fica sob a responsabilidade do consórcio AeroGRU (formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS, e TS Infraestrutura) pelos próximos dez anos.