A crise no litoral paulista passou, segundo empresários e a prefeitura do Guarujá

A cidade registrou boa parte dos casos de gastroenterite e abandono dos turistas em dezembro e nos primeiros dias do mês, mas já prevê uma boa temporada de verão

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

Prefeitura do Guarujá / Divulgação

Publicado em 23/01/2025 às 11:02 / Leia em 3 minutos

A taxa de cancelamentos de reservas em hotéis, pousadas e casas de veraneio do Litoral Sul de São Paulo caiu para zero. Em dezembro, chegou a 19% a taxa de turistas que cancelaram as reservas para suas viagens à região. As informações são da Fhoresp, entidade que reúne hotéis, bares e restaurantes no estado de São Paulo.

Segundo o diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, “o surto foi totalmente superado”. O surto que ele cita foi de casos de gastroenterite. Em dezembro, houve 2.064 atendimentos de pessoas com a doença no Guarujá. Uma investigação da Secretaria de Estado da Saúde identificou que o norovírus foi a causa da intoxicação em tantas pessoas.

A normalização da situação no turismo da cidade foi tema de reunião entre representantes do setor e o prefeito do Guarujá, Farid Madi (Podemos). Segundo os empresários, na reunião o prefeito garantiu que além do fim do surto de virose, houve uma queda nas estatísticas de violência na cidade, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública. A segurança era outro motivo de preocupação entre os turistas.

Qualidade das praias do Guarujá

Segundo o mais recente boletim de balneabilidade das praias do litoral paulista, das 12 praias monitoradas no Guarujá, apenas duas estão impróprias para banho. Portanto, os turistas devem evitar a praia do Perequê e um trecho da praia da Enseada, próximo à avenida Santa Maria. Para o prefeito do Guarujá, “o turista pode vir pra cá, nesta alta temporada e no Carnaval, sem medo. 2025 tem tudo para ser um dos melhores anos para o turismo de nossa região”

E as outras praias?

De acordo com o boletim da Cetesb, das 175 praias monitoradas no Litoral Paulista, 43 estão em condições impróprias para banho. Na Baixada Santista, região que recebe o maior número de turistas, as seis praias monitoradas de Peruíbe estão próprias para banho; em Itanhaém, 10 das 12 praias estão em boas condições; e em Mongaguá são quatro praias em boas condições, de um total de sete.

Subindo um pouco mais, em Praia Grande a situação ainda não está boa, com apenas metade (6) das 12 praias monitoradas em boas condições para os banhistas. Já em São Vicente, só duas das seis praias que a Cetesb monitora estão próprias para banho. Em Cubatão, só uma praia é fiscalizada e ela está em condição apropriada.

Na cidade de Santos, das sete praias que têm acompanhamento da Cetesb, só estão em boas condições a Ponta da Praia e a praia do Embaré. Do Guarujá, nós já tratamos acima. E, para finalizar o quadro da Baixada Santista, em Bertioga, só uma das nove praias está em más condições de banho: a de São Lourenço, próximo ao morro.

Chuvas fortes e grande número de turistas em algumas cidades podem mudar essas condições. Acompanhe sempre a situação pelo monitoramento feito pela Cetesb. Quer checar a situação da sua praia preferida, consulte o Mapa de Qualidade das Praias da Cetesb.

Leia mais: A crise no litoral paulista passou, segundo empresários e a prefeitura do Guarujá

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

ENTENDA O PROJETO DE LEI

Prefeitura de Guarulhos quer mudar alíquota do ISS para arrecadar R$ 59 milhões a mais por ano

ATUALIZAÇÃO

Atrasada, obra na Via Dutra em Guarulhos completa dois anos em julho

PROGRAMAÇÃO

Quermesse em Guarulhos: Festas juninas para curtir neste sábado e domingo

ENTRADA GRATUITA

Festa junina do Parque Júlio Fracalanza encerra programação do Arraiá dos CEUs em Guarulhos

ANCHIETA-IMIGRANTES

Pedágio mais caro do Brasil sofre reajuste de 5,16%; tarifa chega a quase R$ 40

SEM TIMES NA ELITE

Os projetos frustrados para Guarulhos ter um grande estádio de futebol

PIU ARCO TIETÊ

Esse é o plano para melhorar o entorno da Marginal Tietê: Metrô, parques e habitação

PROGRAMAÇÃO

Festa junina do Bosque Maia 2025: Guia com horários e atrações do Arraial Guarulhos

QUERMESSE

Tudo sobre a festa junina da Paróquia São José, em Guarulhos

INVEPAR

Controladora do Aeroporto de Guarulhos fecha acordo para renegociar dívida bilionária

INFRAÇÃO DE TRÂNSITO

Pedágio free flow: 123 mil multas aplicadas em seis meses nas rodovias paulistas

Lazer privatizado

Governo de SP vai privatizar parques perto de Guarulhos e pede sua opinião

INVEPAR

Entenda como crise em controladora da GRU afeta o Aeroporto de Guarulhos