A greve que não houve, a verba polêmica e muito mais, em A Semana em Guarulhos

Uma semana agitada, em que o portal trouxe notícias em primeira mão e reportagens exclusivas de Economia. O que você só encontra no Guarulhos Todo Dia.

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

Arte GTD

Publicado em 07/07/2024 às 21:26 / Leia em 4 minutos

A semana ficou marcada por uma greve que não houve. A prometida paralisação dos motoristas de ônibus da cidade de São Paulo, prevista para a quarta-feira passada, mexeu com a expectativa dos guarulhenses que trabalham ou precisam se deslocar diariamente para a cidade vizinha. Sempre que o transporte público para em São Paulo, milhares de guarulhenses também sofrem a consequência. O agravamento dos problemas de trânsito é a consequência mais evidente. Para nós, da redação do Guarulhos Todo Dia, a greve que não aconteceu também mexeu com a rotina. Nós preparamos dois textos completinhos, explicando sobre a greve e seus efeitos. Mas a decisão de suspender a greve fez a gente correr, depois das dez da noite, para dar a informação certa aos nossos leitores. E valeu a pena!/ O GTD foi o primeiro portal de Guarulhos a dar a informação naquela noite. Você pode acompanhar todo esse vai–e-vem nos três textos, que estão no portal.

Outra reportagem da semana que deu o que falar mostra que Guarulhos está contemplada no chamado “PAC da Saúde”, com uma verba de 43 milhões de reais. Esse dinheiro seria destinado à construção de uma Policlínica, duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e um Centro de Assistência Psicossocial (CAPS). O editor Vinícius Andrade procurou o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Guarulhos para ter mais detalhes sobre esses projetos, mas as respostas não ajudaram muito./ A Prefeitura disse, em resumo, que é bacana esse negócio de construir as unidades, mas precisa ver como manter isso aí… Entenda melhor a questão lendo a reportagem.

A economia e a cidade

E a economia da cidade sempre está entre os temas de destaque no Guarulhos Todo Dia. Um texto nosso mostra que Guarulhos foi a cidade que mais gerou empregos formais em São Paulo, fora a capital. Mas, de acordo com os mesmos dados, o mês de maio não foi tão bom na geração de empregos por aqui e nossa cidade ficou em quadragésimo-terceiro lugar no ranking./ Que junho traga melhores notícias…

E por falar em dados ruins, um índice que avalia a qualidade de vida e o desempenho socioambiental dos municípios brasileiros, chamado Índice de Progresso Social – Brasil, ou IPS-Brasil, não trouxe um retrato favorável de Guarulhos. A cidade ficou com 60,52 pontos, dos 100 possíveis no índice. Atrás de Campinas, Osasco e São Bernardo do Campo, entre outros municípios.

E tratando de economia do dia-a-dia, neste sábado nós publicamos um texto sobre a possibilidade do Procon Guarulhos aplicar uma multa de treze milhões na Casas Bahia, por prática abusiva na venda de seguros. Nos últimos cinco anos, o órgão registrou mil e quarenta e quatro reclamações de clientes insatisfeitos com lojas da rede.  Nós consultamos a empresa e aguardamos resposta.

Muito mais

E nas reportagens da semana teve muito mais informação:  tem texto sobre os preços altos da endividada Casa do Pão de Queijo no aeroporto de Guarulhos; um narcotraficante perigoso foi preso no Picanço; e teve notícia boa de economia, com uma grande empresa de seguros reconhecendo a importância e as especificidades de Guarulhos e abrindo uma unidade na cidade. 

Uma dica para a próxima semana

Pra encerrar, como sempre, vamos chamar a atenção para um assunto da próxima semana./ Como a próxima semana tem dois dias meio “apagados”, pelo feriado prolongado de Nove de Julho, vamos falar de um prazo um pouco maior. Aliás, pra você ter chance de aproveitar uma ótima oportunidade para jovens guarulhenses. Se você tem entre 15 e 24 anos e participa ou lidera um projeto de soluções climáticas, ou se você conhece alguém com esse perfil, preste atenção! Até o dia 2 de agosto estão abertas as inscrições para projetos que lidam com o problema das mudanças climáticas e são liderados por jovens. Eles podem se candidatar a apoio e microfinanciamento.Guarulhos é uma das cinco cidades brasileiras e uma das setecentas em todo o mundo que vão receber dinheiro de uma iniciativa internacional de incentivo a esse tipo de projeto. O dinheiro vem do Fundo de Ação Climática Juvenil, lançado pela Bloomberg Philantropies. Não perca essa chance!

A Semana em Guarulhos #4

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

LINHA 19-CELESTE

Projeto do Metrô em Guarulhos inclui túnel na Paulo Faccini com a Tiradentes

DIÁRIA CARA

Sob risco de leilão: 7.889 veículos estão apreendidos em pátios do Detran em Guarulhos

PROGRAMA ESTADUAL

7 escolas de Guarulhos querem ser cívico-militares; entidades tentam vetar projeto

CHAPA PURA

Eleições 2024: Márcio Nakashima (PDT) terá Josinaldo Cabeça como candidato a vice

VEJA COMO DENUNCIAR

Acidentes com balões na rede elétrica afetaram 453 casas em Guarulhos em 2024

ESQUEMA CRIMINOSO

Entenda o golpe do Pix errado e saiba como não ser enganado

Nomes nas urnas

Eleições 2024: partidos de Guarulhos começam a oficializar seus candidatos

LESÃO CORPORAL CULPOSA

Trânsito está mais violento em Guarulhos: Acidentes com feridos crescem 38% em um ano

ANTIGOS ADVERSÁRIOS

Eleições 2024: Elói Pietá (Solidariedade) terá Fran Corrêa (MDB) como candidata à vice

CHAPA DEFINIDA

Eleições 2024: Waldomiro Ramos (PSB) terá Claudia Papotto como candidata à vice

ENTENDA O CASO

Jardim Álamo protesta contra mudanças na rodovia Presidente Dutra

Quem vota na cidade

Conheça o perfil dos eleitores de Guarulhos que vão votar este ano